segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ahmadinejad promete que o Irã não vai recuar ambições nucleares


O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad prometeu ontem que seu país não vai recuar "iota uma" das ambições nucleares, mas reiterou que o programa não é projetado para construir armas atômicas. Rússia, um aliado do Irã, rejeitou uma proposta da ONU para sanções mais duras contra criadas no país do Oriente Médio. Ao mesmo tempo, Israel chamado para acções mais duras.

Primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou que um relatório da AIEA confirmou as afirmações feitas por Israel e outras nações ocidentais que o Irã está desenvolvendo armas nucleares. Um comunicado divulgado por Israel ler, "A importância do relatório é que a comunidade internacional deve levar à cessação de busca do Irã de armas nucleares, que ponham em perigo a paz do mundo e do Oriente Médio."

Apesar do rechaço de Israel, a Rússia manteve-se firme no apoio a seu aliado, acrescentando que "Quaisquer sanções adicionais contra o Irã seria percebido pela comunidade internacional como um instrumento para a mudança de regime em Teerã." Do Irã, um deputado ameaçou retirar seu país da Não-Proliferação Nuclear (TNP), em resposta ao relatório da AIEA. Mahmoud Ahmadi disse Bighash, "Na primeira etapa, vamos retirar do TNP se [chefe da AIEA] Amano mostra incompetência e pede para Obama permissão para cada relatório." Bighash acrescentou: "O relatório foi elaborado pelos norte-americanos e lido por Amano." Ahmadinejad se observou, "A nação iraniana é sábia Não vai construir duas bombas contra 20.000 (nuclear) bombas que você tem Mas ela se constrói algo que você não pode responder a:... Ética, decência monoteísmo e à justiça"

Nenhum comentário:

Postar um comentário